História da Casa de Macau

História

Com a emigração dos Macaenses que optaram o Brasil , foram chegando a partir de 1960 até 1980, pequenos grupos isolados de naturais de Macau e de Xangai. A grande maioria optou por São Paulo que à época oferecia empregos com maior facilidade, entretanto, um reduzido grupo escolheu Rio de Janeiro para fixar raízes.
Sempre que chegava algum conterrâneo de Macau era motivo de reunião na residência de alguém para que se pudesse ter notícias da nossa terra natal e aproveitando o ensejo eram servidos pratos típicos Macaenses ou Chineses para matarmos a saudade. Quando em 1989 a Casa de Macau-São Paulo foi constituida, Alexandre (Nino) Rodrigues tomou a iniciativa e cedeu espaço na sua casa, à Rua Francisco Muratóri para reuniões e almoços.
Com a colaboração de 24 Macaenses denominados sócios fundadores elaborou-se o Estatuto e foi fundada em Julho de 1991 a Casa de Macau Rio de Janeiro, elegendo Alexandre Rodrigues o 1° Presidente passando a funcionar como sede provisória  a sua residência, época em que se reunia mensalmente para encontros e almoços. Com a adesão de novos sócios e o falecimento prematuro do Alexandre Rodrigues tornou-se vital que conseguissemos uma sede, pois as reuniões ficaram esparsas pois ora era na residência de um ora de outro até que em1995 a Fundação Oriente passou a financiar nossos encontros mensais. Resumindo, em 1996, por intermédio dos Senhores José Pina (o então Presidente da CMRJ) e Alberto D’Assumpção (Diretor Cultural na época) e ajuda financeira do General Rocha Vieira, à época Goovernador de Macau e o Dr. Jorge Rangel, compramos o imóvel sito à Rua Gonzaga Bastos N°325, Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ, endereço da nossa sede.
Presidentes eleitos da Casa de Macau Rio de Janeiro:
1 – Alexandre Maria Rodrigues
2 – Mário António Collaço Carion
3 – José Augusto da Costa Pina
4 – Francisco Xavier Rodrigues
5 – Pedro Paulo de Almeida
6 – Luís Alberto Borges da Silva Pedruco
7 – Alberto Carlos Paes d’Assumpção
8 – Augusto Pina (Em exercício de mandato)

casa de macau

casa de macau

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.